Patologias

As patologias degenerativas englobam variados quadros clínicos, que decorrem do desgaste das estruturas adjacentes à coluna vertebral.

As articulações sacroilíacas compõem a parte posterior da cintura pélvica, entre o sacro e os ilíacos. São articulações rígidas, dotadas de pouco movimento.

A osteoporose é a perda da densidade óssea ao longo do tempo, associada a um aumento significativo do risco de fratura. É uma patologia sistémica que afeta todos os ossos.

A espondilolistese representa uma forma relativamente frequente de instabilidade da coluna vertebral a nível lombar e que corresponde a um deslizamento de uma vértebra sobre a outra.

A escoliose é uma patologia de deformidade da coluna vertebral caracterizada por uma alteração da curvatura fisiológica da coluna no plano frontal.

As vértebras estão separadas por discos cartilaginosos, sendo cada disco formado por uma parte interna mole (núcleo pulposo), e um anel fibroso externo.

As fraturas existentes na coluna vertebral podem ter várias etiologias, nomeadamente: Fraturas osteoporóticas, Fraturas por stress ou Fraturas traumáticas.